My Books

My Books
My Books

quarta-feira, outubro 15, 2008

O que é a Publicidade ?

A publicidade é uma forma de comunicação paga através da qual se transmitem mensagens orais ou visuais que se destinam a informar e influenciar o público-alvo, utilizando o espaço e tempo de diversos meios de comunicação disponíveis.

A publicidade pode ser de produto ou institucional. A publicidade de produto consiste na divulgação dos atributos e vantagens do produto. A publicidade institucional está focada na organização (empresa com fins lucrativos ou não) que fornece e comercializa produtos.

-Objectivos da publicidade-

Os principais objectivos da publicidade são:

Informar
A informação divulgada pela publicidade visa comparar diversos produtos entre si, segundo certos critérios e objectivos. Apresenta as características dos produtos, o seu conteúdo e o seu modo de utilização, onde pode ser adquirido e onde a assistência técnica pode ser prestada.

Aumentar o nível de notoriedade
As marcas ou empresas produtoras podem ser divulgadas através da publicidade, para que os clientes e os agentes envolvidos na comercialização saibam da existência do produto. No processo de adopção de um produto, quanto maior o nível de conhecimento, maior a probabilidade de experimentação e adopção desse produto.

Diminuir o risco de compra
Ao fornecer informação e aumentar o nível de notoriedade, está a diminuir o risco de compra por parte do cliente. Deste modo, facilita o processo de decisão de compra.

Confirmar a decisão de compra
A incerteza quanto à compra efectuada e os efeitos negativos associados à dissonância cognitiva podem ser minimizados com a publicidade. Assim a probabilidade de repetição de compra aumenta.

Diferenciar
Muitas vezes não é fácil diferenciar os produtos. Assim, o recurso à segmentação baseada em critérios psicológicos torna-se indispensável e a publicidade constitui um instrumento poderoso, que permite tal diferenciação.

Através da publicidade o posicionamento dos produtos no mercado pode ser reforçado pela identificação das classes sociais e estilos de vida, associados ao produto e a quem o compra ou utiliza.

A publicidade constitui assim um instrumento que permite ajudar as empresas no esforço de comercialização dos produtos e, ao mesmo tempo, beneficiar os clientes.

No entanto, na publicidade nem tudo é bom. A divulgação de informações erradas ou enganosas e de promessas não cumpridas constituem uma das principais acusações da publicidade.

4 comentários:

caroline disse...

tENHO 15 ANOS PRETENDO CURSAR A PUBLICIDADE PQ ACHO QUE LEVO MESMO JETO PRA ISSO SO NAO SEI BEM EM QUE AREA QUERIA SABER AS DIFERENÇAS AREAS DE PUBLICIDADE....

Anónimo disse...

sou Ricardo da silva tenho 32 anos sou presidente da globals publicity achei bacana sua iniciativa e para falar a verdade acho que a publicidade na parte de ficar dentro de uma agencia e mais feminina mas voce deve concentrar em passar a ideia do jeito que voce acha melhor para a empresa lutar para que essa ideia seja tomada e depois conquistar outros cargos ate talvez a presidencia !!! tomara que o meu palpite te interesse e boa sorte!!!!!!!!!!!

ALEXANDRE disse...

POR FAVOR... COM BASE EM QUAL AUTORES VC ESCREVEU ISSO?? PRECISO PRA MINHA MONOIGRAFIA.

Anónimo disse...

Informação bastante útil.
Muitíssimo obrigada por postar. (: