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quinta-feira, outubro 09, 2008

Marca


A marca é algo que um produto possui que o permite distinguir dos restantes. A utilização de marcas é uma prática corrente, pois não só responsabiliza quem produz ou comercializa um produto como também ajuda o consumidor no processo de decisão de compra.

Através desta responsabilização, transmite-se ao mercado um maior grau de confiança e transparência na comercialização de produtos.

Por outro lado, a marca constitui um activo das empresas, ou seja, tem um valor associado que depende da penetração no mercado dos produtos que a utilizam e da sua força, notoriedade e fidelização.
Existem outras entidades a utilizar as marcas que não só os fabricantes. Assim temos, os agentes envolvidos na comercialização dos produtos, os distribuidores, os grossistas e retalhistas que criam muitas vezes as suas próprias marcas, que são usadas em produtos por si encomendados e fabricados por outras entidades.

Podemos dizer que a importância da utilização de uma marca assenta nas funções que esta desempenha, tais como: identificação, grau de qualidade, segmentação, imagem, satisfação e lealdade.

Identificação
O objectivo de uma marca é que se possa identificar de forma rápida e fácil, de modo ajudar os clientes no processo de tomada de decisão de compra. Por outro lado, diminui o risco de compra já que está associada a um conjunto de atributos tangíveis ou não tangíveis, que os consumidores sabem que vão encontrar nos produtos com essa marca.

Qualidade
Outro objectivo da marca é ajudar na colocação dos produtos em termos de qualidade técnica ou percebida. Diferentes consumidores podem ter diferentes percepções de qualidade para produtos muito semelhantes do ponto de vista técnico.

Segmentação
Os gestores podem utilizar a segmentação do mercado mais facilmente devido à utilização de marcas. Sobretudo quando os critérios seguidos na segmentação são intangíveis a utilização de diferentes marcas para segmentos de mercado diferentes, torna-se na única maneira de distinguir os produtos. Assim, essa prática possibilita o tratamento operacional de cada segmento de uma forma mais eficaz assim como permite um posicionamento mais claro dos produtos oferecidos.

Imagem
A marca possibilita uma impressão psicológica mais fácil e duradoura na mente dos consumidores, ou seja, produtos de uma determinada marca podem conseguir imprimir uma imagem na mente dos consumidores diferente da imagem associada a outros produtos semelhantes com outras marcas.

Satisfação
A satisfação advém na medida em que a imagem criada por uma marca se enquadra nas características psicológicas do consumidor e ao seu estilo de vida, assim ele identifica-se com essa marca, satisfazendo-se com a utilização ou consumo de produtos dessa marca.

Lealdade
A marca intervém de forma decisiva na satisfação por parte do consumidor na compra, utilização ou consumo de um produto. Isso conduz a um maior grau de lealdade e consequente repetição do acto da compra desse mesmo produto. Quando existe uma repetição do acto de compra, o consumidor opta naturalmente por produtos que já o satisfizeram anteriormente.

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