My Books

My Books
My Books

terça-feira, março 21, 2006

Seminário de marketing infantil revela influência do ‘target’ no consumo

Crianças tomam as rédeas na hora de ir às compras

Marta Diniz de Araújo

Se é pai (ou mãe) este tema interessa-lhe.

Costuma ir com os seus filhos às compras? Já reparou que provavelmente muitas das decisões de compra que toma são influenciadas por estes pequenos consumidores, e isso não acontece apenas quando o produto é para eles. Até quando toca a escolher o destino de férias, eles têm uma palavra a dizer. Estas são algumas das conclusões de um dos estudos que estão hoje a ser apresentados no 2º Seminário de Marketing Infantil, organizado pela ‘Brandkey’, uma agência de marketing ‘bellow-the-line’, no Pavilhão do Conhecimento, do Parque das Nações, em Lisboa.

Mónica Chaves, fundadora da agência e experiente marketer na área infantil e juvenil, achou que fazia todo o sentido realizar novamente, este ano, o Seminário de Marketing Infantil. O objectivo, além de pôr as pessoas a falar do tema, é reunir material que possa ajudar os intervenientes a compreender melhor o ‘target’.
O universo infantil de hoje afasta-se cada vez mais do universo das crianças de há 20, 30 ou 40 anos. Ana Corte-Real, da Faculdade de Economia do Porto, estudou a percepção das marcas e mascotes junto das crianças de 6 a 9 anos verificou que as crianças têm uma noção muito clara do que é uma marca. Por outro lado têm também uma noção clara do que é uma marca de contrafacção, ou seja, sabem perfeitamente quando a mãe compra uma Barbie de imitação. Concluiu-se também que as marcas são positivas para este ‘target’.

Contacto com as marcas depende da socialização
O contacto dos mais pequenos com o mundo das marcas é feito através da socialização e, segundo Ana Côrte-Real, eles referem mais rapidamente marcas que os pais consomem - “a do carro do pai ou do perfume da mãe” - do que as que lhes são directamente dirigidas. Mais do que isso, a importância que dão às marcas é directamente influenciada pela relevância que os pais também lhes dão. O facto de se lembrarem mais facilmente das marcas dos pais do que das deles remete para um dos temas actuais de discussão nesta área: é ou não legítimo usar mascotes dirigidas às crianças em produtos para adultos? Um dos exemplos mais óbvios é o caso da Comfort e das mascotes Luísa e João. Mais recentemente, mas desta vez sem mascote, há o exemplo do novo produto da Compal, o “Essencial”. O produto destina-se claramente a adultos, mas a publicidade recorre às crianças para convencer os pais a consumirem. “Neste momento há grupos, dentro do marketing, que defendem que se trata de uma arma legítima enquanto outros discordam”, explica Ana Côrte-Real. De qualquer forma, as mascotes são uma óptima forma de a marca se aproximar do pequeno consumidor. O Rik & Rok têm uma notoriedade fraca mas um grau de afectividade elevado, justificado pela interacção que mantêm com as crianças, através do Clube Rik & Rok. Já a Leopoldina tem um alto nível de notoriedade, mas nem todos os que a conhecem gostam muito dela.

O bom sabor da selva“Bongo, o bongo, o bom sabor da Selva, em cada pacotinho uma festa de oito frutos: ananás, alperce e manga, laranja maçã, goiaba, banana, maracujá, imagina o que isto dá?” Era assim e ainda é, ou quase. Verdade seja dita que a marca tem feito ao longo dos anos alguns reajustamentos. Mas nada que a faça perder as características originais. Nem todas as marcas conseguem manter-se tantos anos na preferência dos consumidores. Cidália Almeida, da Compal, apresenta no Seminário as razões que justificam os 18 anos de liderança da marca. Uma imagem forte e única é a primeira. Além disso, a responsável explica que a linha de comunicação da marca tem sido sempre diferenciadora e coerente e o facto de ter sido da Nestlé e hoje da Compal é para os consumidores um sinal de confiança, em termos de qualidade.

Uma das estratégias usadas para enfrentar a concorrência passa pela fidelidade à imagem, mantendo o património base que são os animais da selva e a música. “São elementos do ADN da marca”, assegura a responsável, e uma mudança radical está fora de questão.

O reforço da relação da criança é fundamental e neste sentido a marca - que insiste em transmitir alegria, diversão e aventura - desenvolve também acções ‘bellow-the-line’, nomeadamente com escolas no desenvolvimento de trabalhos sobre os animais em vias de extinção. O retorno deste investimento é, afirma a responsável pela Bongo, “mais eficiente do que as formas de publicidade tradicionais, pois ganhamos interactividade”.

Internet ganha relevo na vida infantil
As crianças dos meios urbanos revelam um notável sentido de equilíbrio no meio de uma vida muito intensa. Conseguem conciliar a vida dentro e fora de casa, bem como a exposição aos média tradicionais e aos novos, têm um papel activo na decisão de consumos familiares e uma relação exigente com as marcas. Foi a esta conclusão que chegou a Área de Planeamento e Estudos de Mercado (APEME), através de um estudo elaborado no âmbito do Fórum da Criança e apresentado no Seminário.

Apesar de gostarem de estar ao ar livre, a televisão ainda está no topo das preferências das crianças, mais do que brincar com os outros. Contudo, a Internet vem logo atrás. Jogar, recolher informação e trocar mensagens são as principais tarefas que os mais pequenos realizam on-line. O estudo revelou também que os animais de estimação são muito importantes para este segmento. 80% dos que não têm nenhum animal em casa deseja ter.

Sobre o consumo, a APEME conclui que quase todas as crianças estão presentes no momento das compras e sentem-se úteis nessa função. Em diversas categorias de produto é a criança que escolhe sozinha e em outras a escolha é feita com os pais. Até nas idas ao restaurante ou na escolha das férias, elas têm uma voz activa. Por trás deste fenómeno poderá estar a vontade de muitos pais de criar espírito de equipa. Uma fórmula que parece agradar a todos. Outra informação importante recolhida pelo estudo é que metade dos inquiridos gosta de ver anúncios. É, certamente, algo para ter em conta.

Sem comentários: