My Books

My Books
My Books

quarta-feira, agosto 30, 2006

Os Jovens e as Novas Tecnologias

Para atingir o target jovem a oferta deve ser pequena, simples e o mais fácil de usar possível. A comunicação deve ser dirigida directamente para eles (e não para os seus pais como frequentemente acontece no marketing infantil). Muitas marcas vêem nos adolescentes um alvo a conquistar no curto prazo, mas que só gerará lucros no futuro.

A internet está a alterar profundamente os nossos hábitos e a forma como percepcionávamos o mundo, as empresas, a natureza das trocas comerciais, as ferramentas de marketing, a comunicação, os sistemas de distribuição de entretenimento, as formas e as dinâmicas de aprendizagem, a natureza dos governos e da forma de governar.

Segundo Zollo existem duas chaves para ter sucesso com o Mercado jovem: primeiro, avaliar a importância dos consumidores jovens e, segundo, reconhecer as suas especificidades. Nestas especificidades está incluído o gosto que os jovens têm por media, produtos e serviços que eles reconhecem que foram feitos e ajustados tendo em conta as suas verdadeiras necessidades.

De acordo com Saltzman “para os jovens europeus, contrariamente aos seus pais, a tecnologia é totalmente inata… Tratam a Internet como uma extensão natural da sua vida… Ao contrário dos seus homólogos americanos, interessam-se pela tecnologia em virtude da sua utilidade e não pelo valor inerente da novidade”.

O mundo online, no qual os computadores são vistos como a principal porta de entrada, representa uma multiplicidade de valências centradas numa única forma de acesso: jogos, música, filmes, e-mail, chat, pesquisa ou puro surfing. Paralelamente a esta convergência, há ainda a importância da possibilidade de multi-tarefas e de uma aproximação multimédia.

Os jovens europeus poderão ser caracterizados como “bem educados, altamente conhecedores de tecnologias, com maturidade, conscientes das modas e urbanos”. O facto dos jovens europeus mostrarem mais interesse em telefones móveis que os jovens americanos irá afectar o tipo de tecnologias de pagamento que serão disponibilizadas na Europa.

Empresas de telecomunicações como a Orange consideram o mercado jovem dos 16 aos 22 anos como um mercado alvo chave para a disponibilização de serviços de e-commerce por telemóvel.

Os factores críticos de sucesso para a construção de uma marca online para jovens são: língua, velocidade de loading, layout e conteúdo. Segundo um estudo da Intelligence Factory mais de um quarto dos jovens referiram que a pior coisa da Internet é ser lenta. Indicaram também que após a entrada num site, “o conteúdo deverá ser facilmente encontrado, compreensível e claramente exposto.”

Em paralelo, os jovens norte-americanos procuram as novidades mais recentes da tecnologia só pela novidade em si, enquanto que os europeus interessam-se pelo seu aspecto utilitário: a tecnologia é um meio para atingir um fim e não um fim em si mesmo.

A forma de pagamento é um dos maiores travões ao crescimento das compras online, uma vez que os adolescentes precisam de autorização dos pais para possuírem um cartão de crédito. O outro travão é a preocupação com a privacidade e a segurança, sobretudo no caso das raparigas (que são precisamente quem mais compras online fazem).

Sem comentários: