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quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Marketing no Futebol


No caso do futebol profissional o marketing enquanto técnica está a dar os primeiros passos de forma segura e competente. Talvez o que distinga esta actividade económica de outras seja o facto de os clientes a não reconhecerem enquanto tal.

Emoção e paixão são forças dominantes, levando a que os adeptos não raras vezes pertençam a tribos alinhadas com os grandes clubes profissionais de futebol (Juve Leo, Directivo XXI, Super Dragões, No Name Boys, Diabos Vermelhos, Panteras Negras, “Sócios Terceiro Anel”, sócios com as quotas pagas, etc) ilustram o nóvel campo de actuação do Marketing.

Verdade se diga que o marketing não estava completamente ausente do desporto profissional, em geral, e do futebol, em particular.

Presidentes de agremiações desportivas, dirigentes de clubes de futebol e por vezes atletas, utilizavam algumas técnicas do Marketing, conquanto estas fossem a mais das vezes não articuladas e desprovidas de intento estratégico.

O que caracteriza a recente interpenetração do marketing com o desporto profissional, em mercados que não os dos Estados Unidos da América do Norte, é o seu carácter metódico, o seu rigor e os resultados que consegue. Ao ponto de cada vez mais os clubes de futebol dedicarem uma relevância de gestão crucial ao marketing, quase ao nível da atenção que dedicam à gestão desportiva.

De facto, uma função marketing forte e consistente é entendida em muitos clubes profissionais como condição indispensável ao progresso de clubes ou de sociadades. Os exemplos do Real Madrid ou do Manchester United são, a nível internacional, exemplos do que acaba de ser afirmado.

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