My Books

My Books
My Books

domingo, fevereiro 10, 2008

QUEM USA O MARKETING DE FORMAÇÃO E COMO É UTILIZADO?


O Marketing de Formação é e deve ser utilizado por toda e qualquer empresa que deseje melhorar as competências dos empregados, permitindo à organização cumprir os seus objectivos e estabelecer outros mais ambiciosos. Do ponto de vista dos formandos, um plano de formação poderá ser a base da progressão nas suas carreiras profissionais, com a consolidação e aperfeiçoamento de conhecimentos.

Quem deve receber formação numa empresa? Todos os colaboradores da empresa, desde a administração ao “front office”, com vista a melhorar o desempenho individual e colectivo da organização. As razões associadas à realização de acções de formação prendem-se tanto com factores externos à empresa, como por exemplo, avanços tecnológicos que possam de alguma forma beneficiar a empresa, como factores internos quando, por exemplo, a política da empresa muda ou quando há uma reestruturação nos serviços.

A proposta de desenvolvimento de um plano de formação poderá ter quatro origens:
- Formações pedidas pelos gestores de divisão: São pedidas devido a solicitações individuais dos empregados ou à necessidade de obtenção de determinadas competências específicas para cumprir os objectivos do departamento.
- Formações pedidas pelos gestores de determinadas divisões para toda a empresa: Por exemplo, o departamento de informática pode solicitar a formação para todos os empregados da empresa, para saberem trabalhar com um novo software.
- Formações propostas pela direcção geral da empresa: Destinadas a todos os funcionários e centradas em objectivos estratégicos.
- Formações específicas para determinadas categorias profissionais: Por exemplo, um curso de técnicas de venda para os vendedores.

Sem comentários: