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quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Os Agentes de Marketing Cultural




O desenvolvimento do marketing cultural é consequência das interacções de diversas partes, que influenciam o sucesso de uma acção de patrocínio:

• Artista – é o destinatário dos recursos e idealizador do evento cultural.

• Agente ou Produtor Cultural – actua como facilitador entre o artista e o patrocinador, elaborando e submetendo projectos culturais de acordo com critérios de mercado.

• Patrocinador – é a fonte de recursos que viabilizam totalmente ou em parte o evento cultural, recebendo contrapartidas por esses recursos.

• Consumidor – é o consumidor do produto cultural, o público-alvo.

Todos e cada um destes agentes podem ter funções e objectivos diferentes, mas todos trabalham para um mesmo fim: o evento cultural.

1 comentário:

JG disse...

Tem toda a razão, mas cito que cada vez há menos patrocinadores para eventos culturais, em relação a associações se não fôr pelo "amor" pela cultura não se faz nada, pois não há empresas atraves da lei do mecenato que apoiem! Às vezes projectos com muita qualidade não são executados por não haver verba para garantir o minimo de qualidade, uma opinião pessoal, as empresas deveriam apoiar a cultura em vez de apoiarem projectos dos amigos dos amigos e projectos com qualidade muito inferior a certos projectos, e não são feitos pela cultura, mas sim para lucrarem algumas "massas". Tenho dito!