O presente ano requer desafios de gestão, mas representa oportunidades para os líderes crescerem enquanto gestores de pessoas.
Partilho algumas daquelas que me parecem mais importantes:
- Ser honesto e generoso nos elogios – não custa dinheiro, e todos gostam de receber.
- Dar responsabilidade ao staff – muitas vezes as chefias intermédias e os supervisores são “o problema”. Solução: “livrar-se de supervisores”.
- Torne as suas ideias as da sua equipa. As pessoas detestam receber ordens. Envolva-as, pergunte-lhes a opinião, ponha-as a participar.
- Não diga que o colaborador está errado. Ninguém gosta de ser criticado pela negativa. Procure de forma indirecta ajudar a pessoa a aprender com os erros. Tem alguma ideia de como poderia fazer diferente e melhor ? Converse sempre com vista a soluções e nunca aponte o dedo!
- Torne cada um dos seus colaboradores um líder. Aproveite o melhor de cada colaborador e mostre-lhe que tem que ser um exemplo para os outros.
- Convide os seus colaboradores para almoçar. Surpreenda-os. É sempre uma forma simples de manter uma boa relação e de dar feed-back sobre o trabalho.
- Reconheça o mérito e dê pequenas recompensas. Pode ser feito de várias formas, o importante é que todos percebam que existe uma verdadeira meritocracia.
- Encontros de grupo. Organizar festas de grupo, verdadeiramente informais -não no ambiente cínico a que nos habituámos nas festas de natal -, como aniversários, pic nics, intervalos para lanche, são extremamente importantes para se criar um espírito de grupo com o líder. “Ele é um dos nossos”.
- Partilhe os sucessos e insucessos. Um forte factor de desmotivação é o sentimento de distância e de “usou, já não precisa”. Em muitos casos é injusto e acontece simplesmente porque o líder não dá atenção a este aspecto, tão importante.
- Acompanhe mais de perto os seus colaboradores. Planeie, oriente e acompanhe ao longo do tempo os seus colaboradores, com palavras de incentivo e de estímulo, com a disponibilidade necessária para ajudar.
1 comentário:
Excelentes Ideias! Vamos todos implementa-las o mais possível! Obrigado Senhor Professor Bruno Valverde Cota!
Enviar um comentário