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quarta-feira, maio 07, 2008

Plano de Marketing


Num mercado cada vez mais competitivo e globalizado deve-se ter em mente sempre a rota e o destino onde se quer chegar. Todas as organizações precisam de planeamento e planos para obter sucesso no cumprimento dos seus objectivos.

“O processo de marketing inicia-se com a análise das oportunidades de mercado, segue adiante com as pesquisas e a selecção de mercados-alvo, a concepção de estratégias de marketing, o planeamento de programas de marketing, e termina com a implementação de acções de marketing. O bom andamento de todo este ciclo depende de esforços de organização e do controlo dos resultados alcançados”. (Venetianer, 1999)

O plano de marketing é um processo de raciocínio e coordenação de pessoas, recursos financeiros e materiais, onde a meta final é o equilíbrio entre a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente. Para que essa meta seja alcançada, o profissional de marketing deve saber o que fará com muita segurança, pois trata-se do ponto alto do processo de decisão de aproveitar oportunidades oferecidas pelo mercado.

O plano de marketing tem por objectivo exprimir as opções definidas pela empresa de forma a assegurar o seu desenvolvimento a médio e longo prazo.

A estrutura do plano de marketing é constituída pela resposta a seis questões:
-Qual é o mercado de referência e qual a missão estratégica da empresa?
-Qual o posicionamento dos seus produtos?
-Quais as oportunidades e ameaças do seu ambiente?
-Quais os trunfos da empresa, suas forças e fraquezas e vantagem competitiva?
-Qual a estratégia de cobertura e desenvolvimento a adoptar?
-Como traduzir os objectivos estratégicos para cada variável do marketing mix?

Um plano de marketing deve conter as seguintes fases:

1. Sumário executivo

2. Análise da Situação
2.1. Análise do mercado
2.2. Análise da concorrência
2.3. Análise da empresa
3. Análise SWOT

4. Objectivos

4. Marketing estratégico
4.1. Targeting (Clientes-alvo)
4.2. Posicionamento
4.3. Fontes de mercado
4.4. Estratégia

5. Marketing operacional (Marketing mix)
5.1. Produto
5.2. Ponto de distribuição
5.3. Promoção
5.4. Preço
5.5. Processos
5.6. Pessoas

6. Acção, cronogramas, orçamentos

7. Controlo e actualização

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