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terça-feira, maio 30, 2006

Mercado publicitário português ultrapassa 1,2 mil milhões de euros

Em ano de Mundial de futebol na Alemanha e Rock in Rio em Portugal, o mercado publicitário português regista um bom ritmo de crescimento, tendo superado os 1,25 mil milhões de euros em investimento, a preços de tabela, entre Janeiro e Abril, segundo os dados da MediaMonitor, da Marktest.

Em relação a 2005, o valor representa uma subida de 17,2%, face aos 1,07 mil milhões de euros registados nos quatro meses homólogos.

No mês de Abril foram investidos 353,8 milhões de euros, mais 13% do que no mesmo mês de 2005. A televisão é o principal motor do mercado, representando 70% dos investimentos em publicidade. Os canais de televisão viram a publicidade aumentar 19,74% na comparação entre Abril de 2005 e Abril de 2006. Na comparação dos primeiros quatro meses dos dois anos, o crescimento da publicidade em televisão é ainda maior, perto dos 24%.

Os restantes meios tiveram crescimentos menores, excepto o cinema, que passou de 736 mil euros em Abril de 2005, para 1,34 milhões em Abril deste ano, um salto de 81%. No plano inverso, a imprensa perdeu 6,6% no mês passado, face a Abril de 2005, mas mantém um crescimento de 1,45% se contarmos os meses de Janeiro a Abril.

Quanto às agências, a Euro RSCG continua a ser a maior agência de publicidade, em termos de investimento em meios, com 34,3 milhões de euros em Abril. Segue-se a Publicis com 28,5 milhões; e a JWT e a McCann Erickson, ambas acima dos 19 milhões de euros. Nos meios, a Media Planning é a maior agência, com 54 milhões de euros em investimento movimentado em Abril, seguida da Initiative, Mindshare, Tempo OMD e Zenithoptimefia.

A Unicer foi o maior anunciante até ao final de Abril, com 32,8 milhões de euros investidos em publicidade, seguida de três empresas de produtos de consumo: Reckitt Benckiser, Procter & Gamble e Lever Elida. O ‘top 5’ é fechado pela Modelo Continente.


Emanuel Costa in DE

1 comentário:

paulo alexandre disse...

O que pode querer dizer que vamos ter uma ressaca depois do Mundial (e do Rock in Rio Lisboa), com os orçamentos das marcas exauridos.