My Books

My Books
My Books

quarta-feira, maio 03, 2006

Grande maioria dos portugueses não se interessa pelo país

DE com Lusa


A larga maioria dos portugueses residentes no continente não se interessa pelo país, declara-se infeliz e é pessimista quanto ao futuro, indica um estudo da TSN Portugal, líder mundial em estudos de mercado sobre o consumidor.

O estudo "O Poder de Sedução de Portugal", que visa dar a conhecer o nível de envolvimento dos portugueses com Portugal, como marca, permitiu concluir que 85% da população portuguesa residente em Portugal continental não está "envolvido" com o país.

No entanto, apesar do pessimismo, os portugueses não optam pela emigração devido ao custo da saída e às dificuldades de mobilidade da família e do emprego, sustentou o director-geral da TSN, Luís Simões, num encontro com jornalistas.

O estudo baseou-se em 800 entrevistas a portugueses residentes no continente, a 250 portugueses residentes em França e outros 250 com morada em Espanha, dos 18 aos 60 anos, feitas entre 24 de Março e 11 de Abril de 2005.

Nas entrevistas, 42% dos portugueses declaram-se infelizes e quanto às expectativas face ao futuro são dos mais pessimistas de todos os residentes no conjunto dos 25 países da União Europeia.

Luís Simões diz que Portugal é "um país mais atractivo para os portugueses não residentes, enquanto os residentes não se interessam por ele".

"Se Portugal fosse uma marca e, se nada fosse feito, estaríamos em risco de desaparecer", realçou.

Sem comentários: