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sábado, junho 07, 2008

o Caso 3M


A 3M, empresa de sucesso ao nível mundial, nasceu nos EUA em 1902 como uma empresa de abrasivos que procurava disponibilizar soluções para os problemas dos seus clientes. Actualmente está presente em 67 países, comercializa mais de 60.000 produtos e conta com mais de 68.700 colaboradores por todo o mundo.

A 3M foi criada inicialmente como uma empresa de abrasivos, denominada Minnesota Mining and Manufacturing, Co., e rapidamente se tornou uma empresa de tecnologia diversificada, com fábricas e representações espalhadas por todo o mundo, e com um considerável portfólio das suas áreas de negócio. A empresa comercializa produtos orientados para várias áreas de negócio, que vão desde a Indústria Automóvel até aos Produtos de Limpeza e Higiene Pessoal e conta com algumas marcas conhecidas como Scotch®, Post-it® ou Scotch-Brite®. A 3M é hoje um dos principais fornecedores mundiais de produtos e serviços em todos os mercados em que actua.

Criada há mais de 100 anos, a 3M é hoje uma companhia com tecnologia diversificada e com vendas anuais de 20 mil milhões de dólares, atendendo às necessidades de clientes de quase 200 países.

No mercado português, a 3M foi fundada em Fevereiro de 1966. Hoje, a 3M Portugal conta com uma equipa de mais de 80 funcionários, sendo o Eng. Fernando Feliciano o seu director-geral.
A 3M internacional com uma forte identidade corporativa., conta hoje com mais de 66.000 trabalhadores (32,648 nos EUA e 16,250 na Europa) em 67 representações, e com um leque de mais de 60.000 produtos disponíveis no mercado mundial, desenvolvidos a partir de 36 plataformas tecnológicas. Os seus produtos são utilizados, em cerca, de 40 segmentos de mercado.

Desde 1998, a empresa atravessa um período de reengenharia e de reposicionamento - estratégico tendo em conta a emergência da Nova Economia. De facto, um dos seus objectivos actuais é colocar-se como fornecedora de componentes estratégicos nas áreas emergentes da info-comunicação, da bio-informática, da saúde e das novas energias, para se tornar um actor indispensável na nova cadeia de valor. Procura, também, uma linguagem de comunicação e de marketing renovadas, que projecte o elevado capital intelectual de que dispõe e aquilo que é designado como “3M inside” - um universo de 60 mil produtos.

O principal objectivo da 3M é a produção de soluções inovadoras para os problemas dos seus clientes. As necessidades dos clientes estão em constante modificação, e por isso, a companhia também passa por transformações. A 3M decidiu que não conseguiria destacar-se da concorrência com a simples criação e produção de uma variedade de produtos utilizados pelos consumidores e outras empresas. Seria necessário ajudar os seus clientes a gerir melhor os processos e a cadeia de fornecimento pelos quais esses produtos passam. Ao definir um novo produto a empresa considera múltiplos factores, entre os quais, as necessidades e características do mercado, as características físicas e técnicas do produto, e as capacidades da própria organização, para poder desenvolver e fabricar o produto.

«Cerca de 20 biliões de dólares. É esse o valor estimado das marcas da 3M no mundo».

A 3M não comercializa todas as marcas em todos os países onde está sediada. Os produtos são adequados aos mercados onde se insere. Sendo uma multinacional, a 3M não tem fábrica em todos os países onde está sediada. Portugal é um desses casos.

Contudo, já surgiram situações que os clientes demonstram aos vendedores/distribuidores, interesse por determinado produto que não é comercializado em Portugal, mas sim noutro país. A 3M, por norma e mediante determinadas condições, procura sempre satisfazer as necessidades dos seus clientes, fazendo com que estes tenham acesso aos produtos, ou, se for caso disso, se o interesse pelo produto for significativo e diversificado, é considerada a hipótese do produto passar a ser comercializado nesse país. Daí a extrema importância do papel dos vendedores e distribuidores nesta empresa.

A 3M baseia a sua evolução numa premissa que consiste em encarar as marcas como algo que vai além do seu carácter patrimonial. As filiais espalhadas por todo o mundo estão – cada uma a seu modo – procurando melhorar de forma contínua a gestão das marcas.

As marcas estão constantemente a ser alvo de melhoramentos, sendo que a 3M considera como inovações dentro de uma marca a:
-Criação de um novo produto.
-Função inovadora de um produto já existentes.
-Criação de uma linha de produtos a partir de um produto já existente.

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