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quarta-feira, março 05, 2008

Plano de Marketing Flexivel!

O plano de marketing deve ser o mais flexível possível por forma a permitir o seu reajuste e adaptação em resposta às constantes mudanças ambientais ou novas filosofias de actuação no mercado.


“Depois de implementado o plano de marketing, os responsáveis devem monitorizá-lo, avaliando o seu desempenho em relação aos objectivos e estratégias, e se necessário realizar mudanças onde e quando necessárias”. (Churchill, 2000)

Do ponto de vista estratégico, o plano de marketing não é estático. Considerando que as condições do mercado podem sofrer mudanças, desde a elaboração do plano até a sua execução, é fundamental a sua monitorização e adopção de acções correctivas, podendo resultar em mudanças dos programas de acção, bem como dos seus objectivos. Assim deverão ser desenhados planos que contenham possíveis situações que venham ocorrer no mercado e as medidas correctivas a introduzir.

O acompanhamento deverá ser feito periodicamente de forma a empresa conseguir analisar a implementação, visualizar os factos positivos e negativos e fazendo ajustes no percurso quando necessário. É importante existirem planos de contingência prontos para servirem como antídotos face a acontecimentos imprevistos como greves, guerra de preços, lançamentos de novos produtos pela concorrência. Assim a empresa estará prevenida para enfrentar possíveis dificuldades. O controlo de marketing faz parte da sequência natural do planeamento de marketing.

A empresa deve exercer alguns tipos de controlo, tais como:

-Controlo estratégico: realizado através da auditoria de marketing, que consiste num exame periódico, abrangente, sistemático e independente do ambiente de marketing da empresa, do sistema interno e das actividades específicas de marketing. O propósito da auditoria é determinar as áreas de problemas de marketing e recomendar um plano de acção correctiva para melhorar a eficácia global do marketing da empresa.

-Controlo do plano anual: administrar os esforços e resultados actuais de marketing, a fim de certificar que as vendas anuais e os objectivos de lucros serão alcançados. Isto através da análise de vendas, das análises de participação no mercado, das proporções de despesas em relação às vendas, outras proporções e determinação de atitudes.

-Controlo dos lucros: determinar o lucro real das diferentes entidades de marketing, tais como o produto da empresa, as zonas, os segmentos de mercado e os canais de comercialização, através da análise dos custos de marketing.

-Controlo da eficiência: avaliar e melhorar a eficiência de gastos e o impacto destes no marketing.

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