No passado, as actividades de Marketing eram orientadas essencialmente para um objectivo: o aumento de quotas de mercado. Mais recentemente, verificou-se uma mudança paradigmática, com um enfoque na Gestão do Relacionamento com o Cliente.
A esta alteração de comportamento subjaz a ideia de que preservar a relação a longo prazo com os clientes é preponderante para o sucesso e longevidade financeira da empresa.
A gestão tradicional não consegue acompanhar as exigências de uma economia cada vez mais complexa e competitiva. Num ambiente em constante mudança, a informação útil e rigorosa, e a conquista (e retenção) do mercado, são factores de sucesso organizacional. Encontrar novas soluções para melhorar a eficiência e a performance é, por isso, uma prioridade.
As soluções de CRM/ERP surgem com a necessidade de integrar todas as áreas de negócio de uma empresa (nomeadamente: o planeamento, a produção, as vendas, o marketing, os recursos humanos, etc.), por forma a reduzir os custos da relação com os Clientes e obter uma Vantagem Competitiva no mercado. Por outras palavras, procurar formas de fazer mais e melhor para Servir adequadamente os Clientes.
Actualmente, existe um conjunto de soluções através das quais é possível oferecer um Melhor Serviço com custos bastante competitivos. Vivemos num melting pot tecnológico, onde abunda a oferta de soluções técnicas específicas, mas onde existe também uma certa dificuldade em interligar todos estes elementos em soluções completas e rápidas de implementar, constituindo processos contínuos e de longo prazo.
1 comentário:
Eu concordo, mas no campo das PME's noto falhas nas ofertas de software de CRM.
As empresas nacionais ainda estão naquela primeira fase em que criam um produto e lentamente o vão ajustando ao mercado. Assim, as organizações que não podem adquirir soluções feitas por medida têm de adaptar o seu método de trabalho (por vezes de forma menos eficiente) ou resignar-se e aguardar por um novo produto.
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