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sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Política de Comunicação Interna


A política de Comunicação Interna de uma empresa, pode ser considerada eficiente, tendo em conta alguns parâmetros para uma excelente comunicação, definindo-a como uma “ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis”.

Esta deverá ser capaz de:

• Atenuar os conflitos e estimular o diálogo e a troca de informações, modernizando as relações internas;
• Criar e manter espaços abertos às ideias, críticas e sugestões em todos os níveis, dentro do espírito de que a informação é um direito e um dever de todos;
• Consolidar a identidade da empresa para que cada um dos empregados seja efectivamente parte integrante e activa do corpo empresarial;
• Imprimir espontaneidade no movimento descendente, ascendente e horizontal da comunicação, optimizando os canais já existentes;
• Dar ressonância aos temas pertinentes no universo da empresa, estabelecendo acções de uma comunicação permanente e com credibilidade;
• Fazer do profissionalismo, no âmbito central das unidades, uma regra na gestão dos suportes de comunicação da empresa;
• Mobilizar, motivar e integrar o colaborador através da criação de um clima que favoreça o bem-estar de todos;
• Estabelecer uma linguagem única a fim de reduzir ao mínimo, o ruído da comunicação;
• Reforçar o respeito à individualidade e procurar a interacção humana. Reconhecer que no limite o homem é humano;
• Preparar a empresa para conviver e entender melhor as pressões sociais externas e internas.

As premissas apresentadas vão ao encontro do modelo simétrico de duas mãos de Grunig, que procura conciliar os objectivos organizacionais com as expectativas dos públicos.

A partir dos pontos destacados é possível vislumbrar um cenário empresarial satisfatório: funcionários participativos, valorizados e realizados; canais abertos; diálogo; respeito pelos diferentes níveis hierárquicos; desburocratização; ambiente agradável; empresa feliz com o cumprimento e empenho dos seus trabalhadores; produtividade. Um modelo, enfim, que se enquadra no conceito de uma empresa moderna.

2 comentários:

Anónimo disse...

Texto excelente, veio a calhar.
Parabéns.

Anónimo disse...

Rafael.


Ótimo artigo da política interna, parabéns pelo site e obrigado pela dica e sugestões sobre política interna.