O actual processo de globalização pelo qual o mundo está a passar também é um factor influente do novo modo de comunicação que está a ser adoptado pelos profissionais da área. Além da interactividade e do novo layout dos seus suportes, percebe-se também mudanças na linguagem e agilidade nos processos de comunicação.
As inovações ganharam o mundo e passaram a expandir-se rapidamente pelos continentes. O homem modernizou-se e, com isso, mudou alguns de seus hábitos. Um deles é o da comunicação, que se tornou mais acessível e ágil com as recentes tecnologias disponíveis à disseminação da informação.
Juntamente com o avanço da tecnologia, surgiu também uma "avalanche" de informação que é recebida pelo homem todos os dias. Como nem tudo o que recebe é do seu interesse, o receptor nem sempre lê todas as mensagens, seleccionando apenas os assuntos que chamam mais à atenção. E é justamente esta atenção que a Comunicação Interna procura conquistar.
As inovações ganharam o mundo e passaram a expandir-se rapidamente pelos continentes. O homem modernizou-se e, com isso, mudou alguns de seus hábitos. Um deles é o da comunicação, que se tornou mais acessível e ágil com as recentes tecnologias disponíveis à disseminação da informação.
Juntamente com o avanço da tecnologia, surgiu também uma "avalanche" de informação que é recebida pelo homem todos os dias. Como nem tudo o que recebe é do seu interesse, o receptor nem sempre lê todas as mensagens, seleccionando apenas os assuntos que chamam mais à atenção. E é justamente esta atenção que a Comunicação Interna procura conquistar.
A globalização trouxe consigo uma nova forma de trabalhar e de encarar o trabalho. Com a mundialização da concorrência, as empresas passaram a disputar o mercado com as suas concorrentes mundiais e tornaram-se mais frágeis, o que se reflectiu na insegurança dos colaboradores; aquele que antes era fiel à empresa para a qual trabalhava, hoje passa a ser um caçador de oportunidades no amplo mercado em que pode actuar.
BUENO (2003) é claro quando afirma que
“Os funcionários já não se comprometem a ‘vestir a camisola da empresa para toda a vida; pelo contrário, estão mais atentos às oportunidades e, com mais facilidade, trocam de emprego ou de patrão, até mesmo por salários menos compensadores, o que poderia ser difícil de se imaginar há vinte anos atrás”.
‘Vestir a camisola da empresa” – é esta a maior luta das empresas com os seus colaboradores actualmente. Fazer com que cada um da sua equipa acredite nas suas capacidades e competências e que defenda a imagem da organização perante a sociedade, é um grande desafio que as empresas tentam superar com o auxílio da Comunicação Interna, responsável por aproximar o trabalhador e conquistar a sua confiança.
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