O Marketing “tem por função estar atento ao meio, respondendo com acções que satisfaçam os seus clientes, criando novos produtos, alterando outros, reposicionando-os, promovendo-os". A evolução natural do marketing vai no sentido do cliente. À medida que o próprio conceito foi evoluindo para outras áreas mais especificas de actuação, e à medida que o mercado se tornava mais competitivo e a imagem de marca das empresas mais cruciais para o sucesso, as empresas começaram a aperceber-se da importância dos seus próprios colaboradores. Principalmente em empresas de serviços, como a banca ou a área dos seguros, o elemento humano é fundamental para a concretização de muitas transacções.
Portanto, assim como a empresa exige novos comportamentos por parte dos seus colaboradores – responsabilidade, flexibilidade –, também o colaborador exige que a empresa o trate de forma diferente – melhores condições de trabalho. O resultado desta reciprocidade, desta troca, leva a que a empresa trabalhe em estreita relação com o colaborador, para perceber quais são as suas necessidades e exigências, de forma a mantê-lo motivado. Pretende-se que este ajude a empresa no seu desenvolvimento.
Portanto, assim como a empresa exige novos comportamentos por parte dos seus colaboradores – responsabilidade, flexibilidade –, também o colaborador exige que a empresa o trate de forma diferente – melhores condições de trabalho. O resultado desta reciprocidade, desta troca, leva a que a empresa trabalhe em estreita relação com o colaborador, para perceber quais são as suas necessidades e exigências, de forma a mantê-lo motivado. Pretende-se que este ajude a empresa no seu desenvolvimento.
Desta maneira, hoje em dia, as pessoas fazem parte das empresas e são consideradas como um investimento estratégico fundamental, conferindo identidade e diferenciação a cada organização, e ajudando a posicionar a marca no mercado de forma exclusiva. “A gestão (dos recursos humanos) reconhece que o êxito da empresa tem de ser sustentado numa força de trabalho motivada, com um perfil de competências virado para o futuro e que assegure uma elevada produtividade”.
Um estudo realizado por Yamkenovich e Innerwahar assinalava alguns dos valores que tinham, para os empregados das empresas, grande importância e que continuam, hoje em dia, muito actuais: 88% dos colaboradores gostam de trabalhar com gente que os trate com respeito, enquanto que 84% gosta de ser reconhecido pelo seu trabalho. 83% aprecia a possibilidade de desenvolver as suas capacidades e criatividade ao mesmo tempo que a possibilidade de pensar por si mesmo ao contrário de receber instruções. 78% dos colaboradores aprecia o facto de estar informado sobre o que está acontecer na empresa.
No seu todo, o que hoje em dia se procura nas empresas é uma troca de oportunidades que incluam elementos como a satisfação no trabalho, a participação e o desenvolvimento da auto-estima. No final todos ficarão a ganhar ... e principalmente o cliente!
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