Sempre houveram pessoas que se destacam da multidão. Foram líderes, exemplos e símbolos de culturas ou histórias ou acontecimentos que marcaram e marcam a nossa vivência.
Os valores que as regem foram sempre sendo alterados. Se nos primórdios dos tempos era valorizada a coragem e desejo de conquistar, mais tarde destacou-se a sumptuosidade e inovação e hoje em dia espera-se que as nossas personalidades sejam adaptáveis e permutáveis para atingir todo o tipo de mercados.
E se hoje em dia existem vários tipos de ferramentas e aplicações para todos os tipos de personalidade e mercados, antes das "grandes guerras mundiais" as acções no âmbito desta vertente do marketing eram feitas maioritariamente pelo "passa palavra".
Depois da Primeira Guerra Mundial e com aparecimento de novos meios comunicação e a sua expansão no mercado norte–americano e europeu (em países como a França, Alemanha e Reino Unido) houve um grande desenvolvimento nas campanhas e na maneira de comunicar junto do eleitorado. Embora com graves problemas económicos devido à guerra, a política torna-se, cada vez mais, importante como factor dinamizador do desenvolvimento dos países com maiores sequelas.
A presença destas novas ferramentas e acções permitiu não só aumentar a área de influência da imagem da personalidade e da instituição que ela representava mas também e somente na Europa racionalizar recursos para um melhor resultado. Assim a unidade e a figura principal era de facto o cabeça de lista partidário, mas as acções e campanhas de rua eram feitas com a ajuda de todos os que constavam na sua lista, o que significava que a orientação política de cada região era abordada de forma diferente.
Exemplo – Alemanha:
• Utilização do cinema e da rádio para dar a conhecer a figura da personalidade;
• Culto da imagem e o colocar no pedestal de pessoas como Hittler;
• O crescimento de uma forte componente de nacionalismo que leva a eleição de padrões de moralidade e comportamental que iniciam as ditaduras e a segunda guerra mundial;
Nos EUA:
• Um maior e mais rápido desenvolvimento deste tipo de acções;
• Começa em grande força depois da segunda guerra mundial;
• Aparecimento da televisão mudou a visão das campanhas;
• A eleição de Kennedy foi um dos primeiros exemplos da utilização deste tipo de ferramentas;
Hoje em dia:
• Maior utilização dos vários meios de comunicação de massas para chegar ao eleitorado;
• A existência do multimédia e da Internet;
• A grande cobertura jornalística de toda a campanha quer nas várias acções quer nos momentos privados e familiares;
• O escândalo como forma de abalar a credibilidade da personalidade;
• O crescente interesse e aproveitamento da vida privada das personalidades .
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