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sábado, maio 03, 2008

Marca "José Mourinho"

“Sou um vencedor porque sou bom naquilo que faço e porque estou cercado de pessoas que pensam o mesmo.”

José Mourinho

José Mourinho é um vencedor. Depois de ter reconhecido nos seus últimos anos de adolescência que nunca seria uma estrela do futebol, decidiu tornar-se no maior treinador do Mundo e, com 42 anos, alcançou a sua ambição. Um ego monumental, uma forma sensível de gerir recursos humanos, um dom raro para treinar – Mourinho tem isto tudo e, por isso, mesmo é o treinador mais bem pago do mundo (arrecadou cerca de 10,9 milhões de euros em 2005, entre salários e proveitos comerciais).

José Mourinho está "na moda"… ciente do dinheiro que a sua imagem pode originar, o auto-intitulado “Special One”, decidiu patentear o seu nome e cobrar pela utilização da marca Mourinho. O fenómeno muito tem intrigado as “gentes” de todos os quadrantes da sociedade: Mourinho conquistou o mundo com o seu perfil extremamente profissional e com o seu carácter irreverente e confiante.

Esta conjugação de “arrogância” e resultados sustenta o facto de Mourinho dar a cara pelas grandes marcas internacionais. Samsung, BPI, Electronic Arts, Adidas e American Express são algumas das marcas que não tiveram problemas em gastar uns milhões em campanhas com o técnico.

Além do vínculo de embaixador da marca desportiva Adidas (4,3 milhões de euros por quatro anos), Mourinho deu o rosto pelo Banco BPI (cerca de 750 mil euros pela campanha "Ganhe como eu") e pela Samsung. Destaque-se ainda a participação com a fadista Mariza e o piloto Tiago Monteiro numa campanha do Instituto de Turismo de Portugal e na aposta da Apcor e do ICEP, para a promoção da cortiça portuguesa no mercado britânico, juntamente com o envolvimento numa acção de sensibilização para o recenseamento dos emigrantes, promovida pelo Governo.

Relativamente à campanha a favor da cortiça portuguesa, "Mourinho representa o novo Portugal. Sempre a pôr a fasquia mais alta, com auto-confiança e auto-estima. É essa imagem que nós também queremos passar", disse António Amorim, presidente da APCOR (Associação Portuguesa de Cortiça). “Ele foi escolhido porque é português, bastante sofisticado e apela ao consumo do vinho”, acrescentou.

“Aceitei o convite da APCOR para promover a cortiça no Reino Unido, porque este é um produto português – um produto que faz de Portugal o líder mundial neste sector – e que deve ser promovido por todos os portugueses", garante Mourinho.

No caso concreto da Samsung Mobile, Mourinho divulga a táctica em termos de telecomunicações móveis, isto é, fazer a apologia do Z500 da Samsung, o mais pequeno telemóvel 3G do mundo, num anúncio de televisão que foi para o ar também no sul da Europa. A campanha Mourinho/ Samsung é possível graças ao facto da marca coreana ser o patrocinador oficial do Chelsea Football Club.

A marca Mourinho, por si só ou associada a outras marcas, é um fenómeno incontestável. O treinador português já teve a oportunidade de ser dirigido num anúncio da American Express pelo conceituado Martin Scorcese e até se fala num filme sobre a vida do português (adiantou-se mesmo o nome do actor George Clooney para representar ‘José’). De tal forma, que o treinador do Chelsea está cotado no mercado internacional, no Reino Unido, como um dos cem homens mais sexy do mundo (10 mil mulheres votaram para elaborar a lista, publicada na revista britânica New Woman.)

As leitoras atribuíram a Mourinho um honroso sexto lugar, que lhe permitiu ficar à frente de George Clooney (11º classificado), António Banderas (49º), Tom Cruise (50º) e Ralph Fiennes (51º) e Russell Crowe (93º).

O charme de José Mourinho serve para aumentar a força da imagem do treinador português do Chelsea; arrecadou o segundo lugar da lista de personalidades que melhor se vestem em Inglaterra, sendo apenas superado pelo actor Clive Owen.

José Mourinho uma imagem de Marca !

1 comentário:

João Plantier disse...

Gosto do José Mourinho. É competente, rigoroso e confiante. Sabe disso e não tem vergonha de o mostrar.
Relativamente ao seu patrocínio à causa da rolha, penso ter sido um erro.Porquê? Porque o Mourinho não bebe vinho. Ele próprio o disse.
Se o objectivo era reforçar a imagem da rolha no mercado britânico, a personalidade escolhida deveria ter sido o Arsène Wenger ou o Sir Alex Ferguson.Ambos apreciadores de vinho e com uma boa imagem no mercado. A marca Mourinho não serve para tudo!
Cumprimentos,
João Plantier
www.joaoplantier.com