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quarta-feira, maio 14, 2008

Não me resigno…




Estamos na era do Social Media com ferramentas de valor incalculável e uma enorme quantidade de conhecimento a descobrir.


Não posso deixar de recordar o apelo do senhor Presidente da República ao jovens portugueses para não se resignarem. Foi um apelo oportuno e que demonstrou que o prof. Cavaco Silva conhece, como ninguém, a realidade portuguesa. Penso que ele queria dizer-nos – a todos os portugueses jovens de espírito –, que não basta apenas falar, chegou o momento de agir e de fazer. E parece-me que, apesar das dificuldades, estamos no bom caminho. Eventualmente, o plano político nacional não é um bom exemplo, mas a sociedade, as organizações e as empresas portuguesas estão a actuar e a demonstrar o verdadeiro valor de Portugal no mundo, através da afirmação das suas ideias, ofertas e serviços. E neste contexto não posso deixar de destacar um projecto inovador e com muito potencial – e por curiosidade a que o senhor Presidente já aderiu –, “The Star Tracker”, a Odisseia do Talento (www.thestartracker.com). A ideia surgiu numa viagem a Madrid do empresário Tiago Forjaz quando tinha de encontrar dois ou três talentos portugueses a trabalhar na banca e percebeu que estas pessoas, apesar de nascidas em Portugal e a trabalhar no mesmo sector, na mesma cidade, não se conheciam. A ambição seria a de criar uma plataforma mundial que permitisse juntar todos os portugueses com talento. Um mecanismo de ‘networking’ para todos os portugueses que estão fora de Portugal, um espaço de encontro entre os vários talentos espalhados por todo mundo, promovendo a cooperação, a colaboração e o debate de ideias. No fundo, um movimento de cidadãos, apolítico, que proactivamente está a dar o seu contributo para mudar mentalidades, acreditando que é possível ajudar a melhorar Portugal pondo em acção os seus diversos talentos. E são já mais de 7.600…

Estamos na era do Social Media. Ferramentas ‘on-line’ e plataformas utilizadas para partilhar opiniões, conhecimentos, experiências e perspectivas são já há muito tempo uma realidade. Apresentam-se de várias formas, incluindo texto, imagens, áudio e vídeo. Os ‘blogues’, ‘wikis’, ‘bookmarks’, foruns de discussão, calendários partilhados e afins, tornaram-se ferramentas de valor incalculável possibilitando conversas globais e onde uma enorme quantidade de conhecimento é passível de ser descoberto. Nada será como dantes e a partir do momento em que as marcas decidam encetar uma “conversa”, deverão fazê-lo com a consciência de que já vão atrasadas...

Nos atentados de Londres às estações de metro e num autocarro, a BBC “abriu-se” ao público para receber fotografias, vídeos e relatos pessoais proporcionando muito mais informação em menos tempo do que utilizando o modelo jornalístico tradicional. O valor acrescido de relatos pessoais com toda a paixão, dor e tristeza incorporada, trouxeram um relato mais honesto e puro a um evento já repleto de tragédia. YouTube, MySpace, Hi5, Habbo Hotel e Neopets são apenas exemplos das principais comunidades ‘on-line’. Ao mesmo tempo também a Wikipedia é um bom exemplo de utilização de Social Media. Através de ‘Wiki software’, a comunidade insere, edita, utiliza e controla os conteúdos. É indiscutível que mais adolescentes irão aprender pela Wikipedia do que por outro qualquer ‘site’ de Internet.

Em Portugal temos outros bons exemplos de pioneirismo. Iniciativas como a do Ministério da Justiça (’e-Justice Centre’), do BES, das IPSS Novo Futuro e Advita que investiram no Second Life com uma estratégia de marketing integrada, entre os meios não tradicionais e os físicos, mostram que estamos a dizer “sim, não nos resignamos”. E isto é só o início...

Na sua empresa, a sua marca, o que está a pensar fazer em Social Media? E para integrar, moderar e assegurar que a informação da sua marca é consistente com os seus ‘core values’?

Já viu que enquanto as empresas lutam para manter o controlo da marca, os clientes conversam intensamente acerca das suas lacunas. Com Social Media tem uma oportunidade incrível para aprender e partilhar com os consumidores. Aproveite-a!

www.marketinginovador.com
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Diário Económico de dia 14/5/2008

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