Um pequeno manual escrito por Jack Hamilton para a ESOMAR, já com alguns anos, tem uma das mais felizes definições do que são os estudos de mercado. Diz ele: “Os estudos de mercado consistem em escutar o consumidor”. É isto mesmo… Talvez só lhe acrescentasse: para melhorar a qualidade empresarial das decisões. Agora sim… Os estudos de mercado é ouvir o consumidor para apoiar as decisões empresariais.
Numa economia de mercado cada vez mais competitiva é cada vez mais sentida a necessidade de realizar estudos de mercado. Nenhum responsável por produtos, marcas ou serviços se pode dar ao luxo de não possuir informação básica e relevante sobre os mercados em que opera.
Philip Kotler, provavelmente o mais conhecido guru de marketing do mundo, em 1997, no seu livro Marketing para o Século XXI, é claro na definição do amplo papel que os estudos de mercado têm no marketing: “A maioria das pessoas pensa que o marketing é a publicidade e a venda de produtos, quando, na verdade, ele começa muito antes dos produtos existirem e continua muito para lá da sua venda ao público. Compete aos técnicos de marketing descobrir - através dos estudos de mercado – quais os tipos de bens de consumo e serviços que os consumidores necessitam e empreender toda uma série de tarefas - desenvolvimento e teste de ideias, desenvolvimento dos produtos, testes de mercado, planeamento da distribuição, fixação dos preços, publicidade e venda - que garantam que os produtos certos chegam às mãos dos consumidores certos e podem satisfazer as suas necessidades e exigências. Para executar estas tarefas de modo satisfatório, os profissionais de marketing precisam de estar familiarizados com as questões económicas, administrativas, psicológicas e sociológicas e com os mecanismos de mercado”.
Assim, de forma sintética, pode dizer-se que os estudos de mercado têm a função de “ligar” o consumidor, o cliente, o público em geral ao marketeer através da disponibilização de informação. Essa informação é usada para identificar e definir problemas e oportunidade de mercados, para gerar, refinar e avaliar acções de marketing, para acompanhar o desempenho do marketing, em última instância, para melhorar o entendimento do marketing enquanto processo global. Aos estudos de mercado compete especificar a informação necessária para cada caso, concebendo e desenhando os métodos de recolha, gerindo e implementando esses métodos, analisando e comunicando os resultados.
Sem comentários:
Enviar um comentário